Construção e Otimização

Acompanhamento Técnico

A ECOSSISTEMAS tem como principal política um atendimento e acompanhamento personalizado em todo os seus trabalhos. O acompanhamento técnico é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de trabalho, desde a fase de conceito de projecto, durante a execução dos trabalhos até à sua conclusão e manutenção.

 

 

Modelação e Drenagens

A modelação do terreno e consequentemente a drenagem é a componente principal de qualquer jardim. É primordial a integração com o terreno envolvente havendo sempre a possibilidade de ajustar com diferentes técnicas de paisagismo às mais remotas ideia, desde muros de suporte, engenharia natural, plantações, etc…

Água

A água é o elemento a ter sempre em conta em qualquer jardim, desde a sua utilização para a rega até à sua utilização para espelhos de água, fontes, lagos, piscinas biológicas, etc…

Os elementos de água elevam e potencializam o valor estético de qualquer jardim e moradia, tendo a funcionalidade de regularizar a temperatura ambiente, embelezamento do espaço e criação de espaços de retiros espirituais através das suas quedas de água e efeito sonoro.

Estes espaços quando conjugados com vegetação originam numa simbiose de sensações sendo os ambientes mais procurados para os dias de maior calor.

 

Sistemas de Rega (Bombagem)

Um sistema de irrigação automático através de um programador é primordial para a sustentabilidade do jardim e para a sua redução de custos. É possível através de vários sistemas e técnicas onde é possível adaptar os períodos e a sua duração da rega conforme o tipo de vegetação e as estações do ano reduzindo eficazmente os desperdícios de água.

A ECOSSISTEMAS é uma empresa especializada neste tipo de serviço à medida das intenções dos seus clientes otimizando o consumo e aproveitamento de água.

Sistemas de Controlo de Temperatura

Um sistema de controlo de temperatura tem vindo a ser cada vez mais requerente devido às condições climatéricas no Algarve.

É possível controlar a temperatura através de micros aspersores, ou, também conhecidos como nebulizadores. Podem ser usados para diferentes funções, desde esplanadas de restaurantes, até em pérgulas, em áreas de estar, espaços comuns ou mesmo para efeitos estéticos e ornamentais dos jardins, como por exemplo a criação de nevoeiro que podem ser conjugados com efeitos luminosos.

 

Muros

A execução de muros, para além do efeito funcional que é a modelação para segurar as terras, tem vindo cada vez mais a ser usado como efeito ornamental.

Podem ser feitos somente para segurar terras através de Lages com um remate perfeito e linear, ou para criação de canteiros e floreiras.

Existem vários tipos de muros, desde em blocos de pedra Lage passando pela típica alvenaria com diferentes revestimento, até ao uso de gabiões ou rock garden.

 

 

Vedações

A tranquilidade e a privacidade é um parâmetro fundamental que muitas vezes é recorrente ao uso de vedações. Estas podem ser parciais ou totais, e podem ser feitas através de distintos materiais, desde a comum chapa, passando pela madeira ou aço corten até às vedações em rede.

 

Madeiras

O uso de madeira tem vindo a ser uma tendência recorrente nos jardins. É usada como elemento compositor e esteticamente valorizado, porém a sua durabilidade e manutenção requer sempre um maior cuidado dependendo dos casos.

O uso de madeira é bastante usado em pavimentos, delimitadores de canteiros, pérgulas, decks ou para vedações.

 

Mobiliário Urbano

O mobiliário urbano é composto por diferentes elementos para composição de jardins, parques ou espaços públicos. Eles são podem ser desenhados e personalizados conforme o 

seu uso  função e consistem desde, bancos e mesas de jardim, passando pela iluminação, floreiras, fontes de água, bebedouros até equipamentos desportivos.

 

Pavimentos

A coluna vertebral de qualquer parque, jardim ou moradia, são os seus acessos e percursos. Os caminhos podem ser permeáveis ou impermeáveis e isso é definido com a escolha do seu tipo de material.

Os pavimentos podem ser desde os funcionais caminhos em  pó de pedra compactado, passando pela histórica calçada, ou pelos elaborados caminhos. Actualmente uma tendência cada vez mais recorrente é o uso de Stepping stones  com lages ou outras pedras, contrastando com a relva ou outros inertes como brita, casca de pinheiros seixos, etc…

Relvados

Um relvado no seu jardim pode passar desde uma simples sementeira até a uma aplicação de tapete de relva natural garantindo um impacto verde imediato. Como alternativa, e cada vez mais recorrente nos dias de hoje a Ecossistemas é especializada na aplicação de tapete de relva artificial tornando-se quase impossível de distinguir a olho nu aos seus utilizadores, reduzindo deste modo os custos de manutenção e rega.

Outra alternativa é a aplicação de hidrossementeiras com uma mistura de sementes escolhidas a dedo para a sua aplicação a jacto em sítios de difícil alcanço, grande taludes ou outro tipo de revestimento.

 

Iluminação

Não se pode tirar a importância da iluminação nos espaços verdes, pois estes são também vividos à noite, na qual é possível garantir a iluminação e dar ainda maior impacte ao jardim e aos seus elementos. A conjugação entre a vegetação e um plano de iluminação é fundamental para o sucesso do seu jardim.
São os pormenores e os detalhes que marcam a diferença!!!

 

Som

Criar diferentes ambientes no seu jardim com um sistema de som personalizável. Deixe-nos levar música aos seus ouvidos nos locais pretendidos, desde a uma pérgula até a um ginásio ao ar livre ou até mesmo ao longo do caminho do seu jardim com criação de áreas Zen.

As colunas podem ser integradas no seu jardim ou paisagem através de diferentes formas e formatos ou objectos.

Fogo

Fogo é um elemento que complementa os jardins, desde alamedas com braseiros, lareiras em Lounge areas ou como elemento decorativo.

 

Obras de Arte

Obras de arte são elementos com um elevado valor sentimental, ou seja, consiste num ou vários pormenores que marcam a diferença.

Obras de arte podem variar conforme as espectativas e imaginação sendo as mais notórias as Pedras Ornamentais de grande porte, fontes, estátuas, ou até mesmo Árvores exemplares personalizadas e/ou escolhidas a dedo.

 

Decoração Interior

Os trabalhos de interiores são concebidos com um design personalizado. Criando a simbiose entre a arquitectura o espaço e a vegetação.

 

Jardins Verticais

Os jardins verticais não a nova tendência, para além de ocuparem um reduzido espaço, aumentam esteticamente o ambiente, agarrado a isto existem os benefícios ambientais, económicos

Os jardins verticais podem ser de interior ou exterior, onde são escolhidas as plantas mais adequadas que podem elas ser aromáticas, bio-filtrantes, agrícolas ou somente de impacte estético.